Seja para criação musical ou para tratar da parte sonora de vídeos, um bom programa é essencial para se obter um resultado final de qualidade. Um dos nomes mais bem conceituados do mercado é o Adobe Audition, uma ferramenta repleta de recursos poderosos para edição e tratamento de áudio.
O aplicativo ganhou uma nova versão e agora está integrado com o Premiere, o competente editor de vídeos da Adobe. Assim, é possível modificar a trilha sonora ou a narração de um vídeo que você está criando diretamente no Audition, sem perder nada em qualidade e eficácia.
Um novo motor presente no Adobe Audition CS5.5 dá a ele alta performance no processamento de áudio. Isso reflete em mais velocidade para abrir, salvar, importar e exportar arquivos, bem como para incluir efeitos e filtros de áudio, e também em edições de múltiplas sessões.
O processamento de arquivos no Adobe Audition CS5.5 está um pouco mais simples devido à ferramenta capaz de fazer isso em lotes. O aplicativo é capaz de automatizar algumas ações como a conversão da taxa de amostragem dos arquivos ou mesmo os formatos de áudio que você utiliza.
Outra novidade é a presença de um histórico de ações, tal qual existe em outro programa bastante famoso da Adobe, o Photoshop. Com esse novo recurso, que registra absolutamente tudo o que você faz no Adobe Audition CS5.5, é possível desfazer e refazer ações de forma bem simples, além de visualizar tudo o que foi feito com suas faixas de áudio.
O Adobe Audition CS5.5 conta com um modo de visualização multifaixas que permite a edição simultânea de quantas faixas você precisar modificar. Recorte, edite e misture o quanto for necessário, tudo de forma individual, dedicando a atenção que cada arquivo merece na interface bastante organizada do novo Audition.
Independente dos motivos que levam você a usar um editor de áudio, o fato é que os efeitos disponibilizados pelo programa são sempre um bom jeito de dar um ar diferenciado aos arquivos editados. O Adobe Audition CS5.5 conta com uma sessão específica na qual lista os efeitos aplicados em cada faixa.
Isso ajuda de diversas formas, pois permite maior controle sobre o que você modificou e permite uma combinação precisa de vários efeitos. É possível “ocultar” um efeito clicando no botão de desligar presente ao lado de cada entrada no menu “Effects” e também usar os modelos pré-configurados presentes no Adobe Audition CS5.5.
Outro ponto bastante interessante do Adobe Audition CS5.5 é que, sempre que você adiciona ou remove um efeito, obtém os resultados em tempo real, sem precisar aplicar algo ou mesmo interromper a execução do arquivo. É uma forma interessante de notar as diferenças, que às vezes são sutis, mas, no conjunto, fazem diferença.
Um dos pontos extremamente úteis do novo Adobe Audition CS5.5 é a praticidade com que suas ferramentas de edição de áudio trabalham. Um bom exemplo é a capacidade de suavização de arquivos de áudio por meio da redução de ruídos. Esse recurso tem uso simples, é aplicado como qualquer outro efeito, analisa a estrutura da faixa e remove as “impurezas” do som automaticamente.
Além disso, a possibilidade de trabalhar com cada faixa tanto em forma de onda quanto em forma espectral torna mais simples a identificação e remoção de barulhos indesejados. É também um método mais apropriado para trabalhar com o volume das faixas como um todo ou de cada setor do arquivo de áudio editado.
A Adobe sempre capricha no desenho da interface de seus produtos e com o Audition não poderia ser diferente. Contudo, selecionando alguma outra opção do menu “Workspace” é possível modificar o modo como se trabalha com as janelas e seções do aplicativo. São várias opções que devem se adequar perfeitamente ao modo como cada um usa este editor de áudio.
Ao clicar em “Clique para baixar”, você é direcionado a uma página da Adobe. Lá, selecione o idioma do programa e clique em “Download now”. Você vai baixar o assistente de download da Adobe, aplicativo que vai auxiliar você a baixar o Audition.
Ao abrir o programa assistente, é preciso fazer um cadastro no sistema da Adobe para poder baixar o arquivo de instalação do editor de áudio, o que é feito rapidamente.
Depois, faça login, indique o local do computador para o qual será baixado o arquivo e aguarde o início da transferência.
Ao final, instale o Adobe Audition normalmente
download
O Sony Sound Forge é considerado um dos mais poderosos — se não o mais — programas para edição de áudio. Com grandes novidades e com uma qualidade inigualável, a Sony apresenta a décima versão deste software para profissionais e amantes da criação de áudio. O Sound Forge é um aplicativo eficiente que permite aos usuários gravar sons, mixar canais, adicionar efeitos e masterizar faixas de até 32 canais de áudio.
Edição facilitada e precisa
Usuários que já estão habituados aos comandos do Windows não terão problemas ao utilizar o Sony Sound Forge Pro. Apesar de facilitar a edição de áudio, este aplicativo fornece ao usuário um ambiente onde há controles precisos para cada função. Quem não entende muito sobre áudio, arriscar a utilização com o Sound Forge pode não ser uma boa ideia, pois a aprendizagem de cada botão e ferramenta do programa é muito demorada.
Efeitos
O Sony Sound Forge é um aplicativo realmente fantástico. Além de trazer uma enormidade de efeitos, o programa ainda traz perfis pré-ajustados para facilitar o trabalho do usuário. Em uma das maiores gamas de efeitos especiais nativos estão presentes tanto os efeitos mais simples como flange (distorção), pitch (afinação) e eco até os mais robustos como wave hammer.
Grave áudio e corrija os defeitos
O Sony Sound Forge também é capaz de capturar áudio do microfone e da entrada Audio In de sua placa de som. Com a nova versão do programa e a utilização do Noise Reduction 2 o usuário não se incomoda com chiados das gravações de voz, de compilações de fitas cassete e discos de vinil. O software utiliza um sistema de correção digital para anular ruídos, ação realizada sem prejudicar a faixa principal de áudio.
Processando áudio
Quando o assunto é melhoria de qualidade, o Sony Sound Forge mostra-se uma excelente opção para correção de falhas. O programa consegue converter canais (transformar 5 canais em 2 ou estéreo em mono), adicionar Fade (in e out), inverter determinada parte da faixa de áudio, normalizar o nível de volume, regular o tempo da faixa e muito mais. O Sound Forge Pro permite realizar todos estas funções com uma prévia imediata do conteúdo, o que facilita e poupa tempo do usuário.
Trabalhe com áudio e vídeo
Um aplicativo profissional para edição de áudio não poderia falhar na hora da sincronização. O Sound Forge Pro 10 suporta arquivos AVI, WMV, MPEG-1 e MPEG-2, os quais são processados no modo quadro a quadro para que o usuário possa regular com mais precisão o áudio. O mais interessante é que o Sony Sound Forge ainda permite que o usuário codifique o áudio e vídeo junto, oferecendo suporte até mesmo para resoluções HD (como 720p, 1080i e 1080p).
Mais novidades da décima versão
A nova versão do Sony Sound Forge Pro foi realmente melhorada. Agora o aplicativo de edição da Sony usa o sistema de abas, fator que permite ao usuário acessar seus projetos de áudio de maneira mais rápida. Outra novidade é a melhoria de desempenho, a qual é baseada na quantidade de memória RAM que o computador possui (o software ajusta automaticamente o quanto deve ser usado para edição e para masterização). Uma última novidade que vale destaque é a adição do pacote Mastering Effects Bundle 2, o qual traz seis plug-ins profissionais para o usuário melhorar suas faixas de áudio.
Fruity Loops Studio é um aplicativo muito conhecido entre os profissionais que produzem música e as pessoas que tem a criação e composição de áudio como um hobby. Possibilitando ao usuário criar qualquer tipo de música, o Fruity Loops Studio demonstra-se um software versátil com suas inúmeras ferramentas e seu design facilitado. Através das ferramentas virtuais você também poderá ser um produtor musical. Confira abaixo os principais destaques do programa.
Defina um ritmo
O Fruity Loops Studio permite que o usuário crie músicas de qualquer tipo. Todavia, ele não vem configurado para todos os ritmos. Os amantes e produtores de música eletrônica certamente irão encontrar uma facilidade maior ao utilizar o programa, porque ele já vem com “templates” (modelos) de instrumentos pré-configurados para estes ritmos. Para quem vai trabalhar com outros ritmos, não existem templates, mas é só escolher os instrumentos e adicionar ao seu projeto para começar o trabalho.
Escolha seus instrumentos
A organização do Fruity Loops Studio é fantástica. Através da interface do programa é muito fácil encontrar os instrumentos musicais que ficam sempre visíveis na parte esquerda da janela. O usuário pode ouvir uma pré-via de cada instrumento clicando com o botão esquerdo sobre o que desejar. Após definir qual instrumento irá utilizar e só adicioná-lo em um novo canal ou arrastá-lo para a lista de instrumentos do projeto.
Os instrumentos ficam catálogos de acordo com o tipo de som que reproduzem, sendo que você pode acessar a lista completa na pasta Plugin Presets, na área Generators. Há também uma subpasta chamada Effects, a qual contém uma variedade enorme de efeitos que podem ser utilizados em conjunto com os instrumentos. Vale frisar que os Effects não podem ser adicionados a um canal, sendo que eles devem ser utilizados no Mixer.
Trabalhe com patterns
Para criar suas músicas, você pode proceder de duas maneiras. A primeira é através dos patterns, onde você configura um número especifico de instrumentos em um canal e pode controlar e adicionar outros instrumentos em outros canais. Esta maneira é um tanto limitada, porque você não tem controle absoluto das notas de cada instrumento. Outro fator que complica ao utilizar os patterns é o problema do limite da linha do tempo. Apesar de ser possível aumentar, ela é muito mais complexa do que o segundo modo de trabalho.
Conheça o Piano Roll
O modo do Piano Roll é, sem dúvida, o mais fácil e ideal para se trabalhar com qualquer tipo de música. Através do Piano Roll, você tem ao seu alcance uma linha do tempo maior, tem como criar acordes, definir melhor a tonalidade e muito mais. Além disso, utilizando o Piano Roll, você consegue configurar cada instrumento separadamente, sendo que tudo será criado em uma única pattern.
Importe arquivos de áudio
Para quem já é músico, sabe que utilizar o Fruity Loops Studio como um editor é muito interessante. O aplicativo permite que você importe arquivos Midi, gravações efetuadas previamente e muito mais. Isto é útil para que você não tenha que ficar perdendo muito tempo configurando instrumentos que você pode utilizar externamente. Sendo assim, fica muito mais simples utilizar um teclado para gravar uma faixa de áudio e depois apenas adicionar instrumentos que você não possui.
Exporte seus projetos
Evidentemente, após criar suas músicas você deve exportá-las para algum formato para poder ouvir no computador e em outros aparelhos. Dentre os principais formatos que o Fruity Loops Studio permite salvar, temos: MP3, Midi, OGG e WAV. Cada formato possui suas peculiaridades, mas para quem está acostumado com o bom e velho MP3 pode ir se preparando para obter uma qualidade absurda. O Fruity Loops Studio consegue salvar arquivos em MP3 com um bitrate de até 450 kbits, além de permitir regular outros detalhes para aumentar a qualidade do arquivo. Agora que você já sabe um pouco sobre o software, confira o vídeo abaixo onde um usuário recria uma música através do Fruity Loops Studio.
MP3Gain é um aplicativo que pode salvar seus tímpanos, pois com ele é possível deixar todos os seus arquivos em MP3 com o mesmo volume. Muitas vezes as músicas são gravadas em níveis de volume diferentes e que, consequentemente, acabam sendo reproduzidos de forma desigual nos MP3 Players.
Se você costuma ouvir música em um volume acima do recomendado, estas variações podem acarretar problemas sérios de audição, ainda mais se você só tira o fone para tomar banho (ou nem isso). A vantagem deste programa é que você não precisa descodificar ou re-codificar o arquivo antes da normalização, porque automaticamente ele faz isso para você.
Como ele funciona?
MP3 Gain funciona basicamente de duas maneiras: trilhas e álbuns. No modo trilha o programa calcula o nível de volume de cada canção individualmente e então a corrige para alcançar o nível de volume requisitado. Às vezes as músicas de um mesmo álbum são mais baixas ou altas que outras, para resolver este problema há a modalidade álbum, onde o volume de todas as MP3s são ajustadas simultaneamente, deixando todas suas faixas com o mesmo volume.
Adicionando arquivos
É possível adicionar os arquivos para estabilização de volume de duas maneiras: uma por pastas e outra por faixas. Ambas as opções possuem um atalho na interface do programa, desta maneira, basta clicar sobre a qual deseja e adicionar as músicas.
Em seguida, determine a taxa de volume que será aplicada nas faixas. Isso pode ser feito digitando o valor nos campos do quadro “Normal Pretendido”. Depois que definir o valor, cliquem em “Ganho Rádio” para iniciar a estabilização.
Automaticamente o aplicativo inicia a conversão e você pode conferir o resultado clicando duas vezes sobre o nome do arquivo, isso porque, ele abrirá direto no seu player padrão. O botão “Análise Álbum” serve para que você faça uma varredura por todos os arquivos para confirir a taxa de volume de cada um e, desta forma estabelecer se ele dever ter seu volume aumentado ou não.
Funny Voice altera a afinação da sua voz, deixando-a mais grave ou aguda. Deixe sua voz parecendo a de um smurf ou faça com que ela pareça com a voz de um monstro de filme de terror! Tudo o que você precisa é de um microfone.